Dúvidas frequentes

1. Onde posso utilizar o plano?

Em todo o território NACIONAL, desde que o prestador seja credenciado da Unimed. Consulte a rede credenciada através do “Guia Médico”.


2. Rede credenciada: como faço para encontrar um médico, uma clínica ou um hospital?

Consulte o “Guia Médico” da Unimed local, pois cada Unimed é responsável em atualizar os prestadores da sua região, de acordo com o seu tipo de plano (ENFERMARIA, APARTAMENTO ou MASTER). Para acessar aos guias médicos clique aqui.


3. Qual é o meu tipo de acomodação?

Existem dois padrões de acomodação em caso de internação, são eles:
QUARTO COLETIVO: enfermaria, de 2 a 4 leitos, dependendo do hospital
QUARTO INDIVIDUAL: apartamento individual com banheiro privativo.
Na carteirinha você encontra o seu padrão de acomodação.




4. Carência: quanto tempo devo aguardar para usar após a adesão?

Os usuários que aderirem ao plano Unesp Saúde, devem cumprir os seguintes prazos de carência*:.


ProcedimentoPrazo
ConsultasZero
Exames simplesZero
Exames especiais90 dias
Procedimentos Cardíacos90 dias
Internações Clínicas180 dias
Internações Cirúrgicas180 dias
Internações Psiquiátricas180 dias
Quimioterapia e Radioterapia180 dias
Parto300 dias

Para as adesões com vigência 1º de dezembro de cada ano (aniversário do convênio), estão isentas de cumprir qualquer carência. *Nos casos de recém-nascidos, recém-casados e recém-contratados, desde que a inclusão ocorra no prazo de até 30 dias da data do evento a inclusão será efetuada SEM carência.


5. Procedimentos cobertos: o que o plano cobre?

O plano Unesp Saúde é regulamentado pela Lei 9.656/98, seguindo o rol da ANS. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é a listagem mínima obrigatória de exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos usuários. Para consultar o rol, clique aqui.


6. Adesão: quem pode aderir e como fazer para aderir ao plano?

As regras de adesão, os documentos e os formulários necessários encontram-se descritos aqui.


7. Transferência de plano: já possuo o plano e desejo mudar para outro tipo de plano?

O usuário que desejar mudar para outro tipo de plano pode solicitar desde que sejam observados os prazos e as carências. As informações e formulários encontram-se descritos aqui.


8. 2ª via carteirinha: perdi minha carteirinha, como faço para solicitar outra?

Caso o usuário tenha perdido sua carteirinha deve solicitar outra (lembrando que a emissão da 2ª via cancela a via anterior, mesmo que o usuário ache a carteirinha ela não terá mais validade). Para solicitar sua segunda via, clique aqui.


9. Quais os prazos para o envio da documentação?

Toda a movimentação cadastral tem um prazo a ser cumprido, fique atento ao calendário:



10. Quais os valores e situações que alteram a mensalidade do plano?

Os valores são baseados no tipo de plano e na faixa etária de cada usuário do grupo familiar, conforme tabela abaixo:


Para os servidores da UNESP, o valor efetivamente pago é calculado de acordo com a regra de patrocínio, verifique sua faixa salarial clicando aqui.

As mensalidades podem alterar nas seguintes situações:
- quando o usuário faz aniversário e MUDA DE FAIXA ETÁRIA, conforme a disposição de faixas estabelecidas na tabela acima;
- quando há o REAJUSTE ANUAL DA TABELA DE PREÇOS, que ocorre todos mês de dezembro conforme convênio celebrado entre a UNESP e a UNIMED;
- quando há o reajuste de salário, os tetos de contribuição da tabela de patrocínio também são atualizados no mesmo percentual;
- quando há mudança no salário individual que pode ocasionar na alteração de faixa salarial;
- quando os filhos que completam 24 anos deixam de ser dependentes e passam a ser agregados (agregados não possuem patrocínio).

Mais informações, os tetos e o simulador podem ser acessados aqui





Plano Unesp Saúde