Saiba mais sobre o Estresse
Saiba mais sobre pequenas mudanças que vão fazer a diferença!
No mundo todo, o estresse já se tornou uma rotina. É muito comum uma pessoa dizer que está estressada, cheia de coisas para fazer e sem tempo para nada. É um problema que afeta milhões de pessoas e que acaba prejudicando a saúde, o trabalho e até os relacionamentos pessoais.

O QUE CAUSA?

Trabalho em excesso, viagens, perdas, estudos, pressões, fracassos, sucesso.

Sucesso? Isso mesmo. Até mesmo uma felicidade em excesso pode causar o estresse. Isso não quer dizer que você não pode ser feliz.

Muito pelo contrário. Alguns especialistas asseguram que, em pequenas doses, o estresse não faz mal. É até necessário para nos dar um impulso, uma motivação extra.

Seus efeitos nocivos estão muito mais relacionados às experiências desagradáveis. E quanto mais prolongadas forem essas situações, maiores serão as probabilidades de aparecerem as consequências negativas do estresse.

E O ORGANISMO?

Para nosso organismo, o estresse é uma situação de perigo. Então o que ele faz?

Arma-se. Lança no sangue uma série de hormônios, como a adrenalina e o cortisol. Só que chega uma hora em que o organismo fica debilitado. Então surgem as primeiras consequências do estresse: distúrbios intestinais, queda de cabelo, dores de cabeça, irritabilidade, dores musculares e aumento da pressão arterial.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

* Hipertensão
* Úlcera
* Queda de resistência do organismo
* Dores lombares
* Crises de ansiedade e depressão
* Riscos cardíacos
* Problemas digestivos
* Disfunções reprodutivas, sexuais e muito mais.

COMO EVITAR?

Cuide-se! Como é praticamente impossível deixar de lado todos os nossos compromissos, aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida:

* Tenha consciência de todos os seus valores, objetivos e capacidades
* Procure cumprir às oito horas de sono recomendadas
* Evite aborrecimentos e brigas
* Não deixe de lado seus relacionamentos
* Às vezes é necessário saber dizer “não”.
* Imponha alguns limites a sua rotina.
* Tente organizar seu tempo
* Tenha uma alimentação saudável
* Valorize as pequenas vitórias
* Evite cigarros e bebidas alcoólicas
* Pratique exercícios regularmente
* Férias uma vez por ano também ajudam
* E lembrem-se: lazer é fundamental, por isso, divirta-se!

Fonte: Núcleo de Atenção a Saúde – Unimed FESP



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