AVC

Por Unesp SaúdeMaio/2018

Como Evitar um AVC de Forma Simples


Como Evitar um AVC de Forma Simples podem ser muito importante e pode ser vital em um momento critico. Além disso, o AVC conhecido popularmente como derrame, é classificado em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O AVC isquêmico é decorrente de uma obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, ocasionando a falta de fornecimento de sangue na região afetada. Já o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe, causando sangramento intracraniano. Em ambos os casos, o serviço de saúde deve ser acionado imediatamente. O atendimento precoce diminui o risco de sequelas e morte.

O número de internações de pessoas entre 15 e 34 anos que sofreram AVC aumentou 21% entre os anos de 2007 e 2011, segundo o Ministério da Saúde. Esse aumento é resultado das mudanças de hábito de vida adotadas pela população mais jovem nos últimos anos, que está inserida em uma sociedade cada vez mais competitiva e sujeita ao estresse, o que torna os casos de AVC mais comuns entre pessoas jovens.

Dados da OMS revelam que o AVC é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo a cada ano. No Brasil, a doença mata mais do que o infarto e acomete mais de 100 mil pessoas anualmente, de acordo com o Ministério da Saúde. Os riscos podem ser minimizados desde que a pessoa esteja disposta a adotar medidas não medicamentosas que podem reduzir a pressão arterial e contribuir para a prevenção do AVC, tais como: redução do consumo de sal, gorduras e álcool, dieta adequada aos diabéticos, realização de atividade física regular e controle do peso, além da adoção de um estilo de vida menos estressante.

Fonte: https://www.saudedica.com.br