Leite Vegetal

Por Unesp SaúdeMaio/2018

Saiba mais sobre a versatilidade dos leites vegetais


O leite de vaca é um alimento altamente nutritivo, fonte de cálcio e proteína e de fácil acesso a população brasileira; porém atualmente vem aumentando o número de pessoas que desenvolveram intolerância à lactose, ou seja, o organismo é incapaz de digerir a lactose (açúcar) presente no leite, causando desconfortos como gases, diarreia, náuseas e má digestão.

Uma ótima opção para substituir o leite de vaca nesses casos são os leites de origem vegetal como o de soja, arroz, castanha, coco e amêndoas, além de serem saudáveis são ricos em nutrientes e minerais. Podem ser feitos em casa , comprados em supermercados ou lojas de produtos naturais. Os caseiros possuem ainda mais vantagens pois o “bagaço” que sobra da receita do leite também pode ser usado como uma farinha nutritiva e saudável, fazendo assim o uso integral da matéria prima.

A amêndoa, por exemplo, é rica em compostos antioxidantes, magnésio,cálcio, fósforo e proteína.

Receita para Leite de Amêndoas

- 1 xícara de amêndoas cruas (deixar de molho por 24hrs)

- 2 xícaras de água mineral

MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador as amêndoas com a água mineral até que as mesmas estejam trituradas, coar com um guardanapo de pano higienizado. Conservar em recipiente fechado, em refrigeração por cerca de 2 dias.

MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador as amêndoas com a água mineral até que as mesmas estejam trituradas, coar com um guardanapo de pano higienizado. Conservar em recipiente fechado, em refrigeração por cerca de 2 dias.

Basta ter criatividade para usar essas bebidas a favor de sua saúde.